quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pavimentação da BR-272 faz parte do planejamento estratégico do Paraná

Começaram ontem quarta-feira (18/04) as discussões a respeito do planejamento estratégico compartilhado do setor de logística e infraestrutura no Paraná. Técnicos da Secretaria da Infraestrutura e Logística, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ferroeste e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) se reuniram em Curitiba para fazer um balanço do primeiro trimestre e discutir o programa de modernização e ampliação da infraestrutura paranaense. A apresentação do programa foi um dos pontos de destaque da reunião. O projeto tem foco em pleitos de investimentos federais no Estado nos vários modais de transporte: rodoviário, ferroviário, portuário e hidroviário. “O Paraná está fazendo a lição de casa com os investimentos de R$ 1,2 bilhão em infraestrutura anunciados recentemente. Mas, para o desenvolvimento equilibrado do Estado, há a necessidade de investimentos federais”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Também foram discutidos os principais programas e projetos rodoviários, ferroviários, aeroviários e portuários do Estado. A pauta do encontro ainda incluiu as ações voltadas para a gestão e padronização dos processos relacionados ao plano de obras e edificações do Estado, bem como a unificação de procedimentos para licitações, contratações e acompanhamento de obras. RODOVIAS – Entre os investimentos federais que o Governo do Paraná reivindicará, destacam-se os recursos para as obras do contorno rodoviário de Curitiba, com a federalização da PR-418. Na área rodoviária, também são importantes a duplicação da BR-163, na ligação Norte-Sul, e a federalização da Estrada Boliadeira, a BR-487, que faz a integração com o Mato Grosso do Sul. Também foram destacados, no setor rodoviário, a construção de trecho da BR-158, entre Campo Mourão e Palmital, e obras de pavimentação da rodovia BR-272, no trecho ligando Goioerê a Iporã, para a qual também existe solicitação de ser federalizada. A pavimentação do trecho Goioerê-Iporã da BR-272, com 57 quilômetros, é considerada estratégica porque reduziria o tráfego de veículos na PR-323, que liga Maringá a Iporã, e hoje é considerada uma das rodovias mais movimentadas do Paraná, por causa do tráfego de veículos do Mato Grosso do Sul e Paraguai.

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