quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Governo discute com municípios a gestão das estradas rurais

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrário do Paraná (Codapar), Silvestre Tino Staniszewski, reuniram-se na terça-feira (14/02) com cerca de 30 prefeitos do Estado – a maioria presidentes de consórcios intermunicipais já formados ou em formação. O encontro tratou do início das ações do programa Estradas da Integração, a ser implantado no segundo semestre deste ano.
O programa propõe um sistema de gestão de estradas rurais com base em estudo de reestruturação e manutenção das vias. Além de permitir o tráfego permanente nas rodovias, o projeto pretende atuar como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção das vias e aumentando sua vida útil.
O programa prevê o mapeamento das estradas rurais do Estado, a capacitação de agentes em manejo de estradas rurais (operadores de máquinas, motoristas e técnicos em elaboração de projetos), elaboração de projetos de estradas rurais, elaboração do plano de gestão dos municípios e apoio na formação e gestão de consórcios intermunicipais.
Segundo Staniszewski, o projeto será implementado pela Secretaria da Agricultura e gerenciado pela Codapar, em parceria com os sistemas de agricultura, a Secretaria de Infraestrutura e Logística, prefeituras e outras entidades.
“Temos o desafio comum de conservar as estradas rurais e manter seu bom uso para o tráfego do escoamento de safras, permitindo acesso às escolas e postos de saúde e o desenvolvimento dos municípios”, afirmou Ortigara.
EQUIPAMENTOS – Durante o encontro, a gerente de Engenharia Rural da Codapar, Débora Grimm, explicou que o programa terá 60 patrulhas de mecanização para chegar a todos os municípios paranaenses. Cada patrulha será composta pelos seguintes equipamentos: escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, pá carregadeira, caminhão comboio com operador, carreta para transporte de maquinário e um veículo, além de cinco caminhões basculantes.
EXPERIÊNCIAS – Prefeitos de alguns municípios que já operam consórcios falaram sobre suas experiências e se mostraram otimistas com a iniciativa do governo de liberar recursos para formação de novos grupos. “Essa novidade dá condições de todos receberem benefícios”, disse o prefeito de Corbélia, Eliezer José Fontana. Ele preside a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e informou que a entidade já está com cinco consórcios formados.
Também participaram da reunião dois representantes do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário da secretaria (o diretor Rômulo Assis Lima e o agrônomo Paulo Meira) e três da Codpar (o diretor de Desenvolvimento, Jair Vendruscolo, o diretor técnico, Sinval Reis, e o gerente de Planejamento, Francisco Carlos Alves).
Fonte: CRN Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário