sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Saúde confirma mais dois casos de dengue em Campo Mourão

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) confirmou nesta quinta-feira (23/02), dois novos casos de dengue em Campo Mourão. A informação foi repassada ao setor de Vigilância Epidemiológica pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen), que valida os resultados de exames. Ao todo, já são três os casos autóctones, ou seja, contraídos na cidade, neste início de ano. Há, ainda, um quarto caso, importado do Mato Grosso do Sul. O município constatou 23 suspeitas da doença.
Os três casos de dengue confirmados em Campo Mourão foram constatados na região dos jardins Paulista e Parigot de Souza, na Asa Leste da cidade. De acordo com o primeiro Levantamento de Índice Rápido (LIRA), realizado no início do ano, o índice da presença de larvas do mosquito Aedes aegypti na região é de 4,69%. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o índice fique abaixo de 1%.
BLOQUEIO E ARRASTÃO – O diretor-geral da Secretaria de Saúde, Márcio Alencar, responsável pelo Programa Municipal de Combate à Dengue, informa que a região do Paulista e Parigot de Souza já recebeu as ações para conter o avanço da doença. “Bloqueamos a área, num raio de 300 metros a partir de onde foram confirmados os casos, conforme preconiza o Programa Nacional de Controle da Dengue”, ressalta Alencar. Segundo ele, todos os imóveis da região foram vistoriados e passaram por pulverização dirigida com inseticida para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “O trabalho de bloqueio foi intensificado com um arrastão que também já realizamos em toda a região dos dois bairros, visando conscientizar a população, recolher materiais recicláveis e evitar novos contágios”, garante Alencar.
APOIO DA POPULAÇÃO – Diante da importância do controle da doença, o município segue intensificando ações nos bairros, com o propósito de eliminar as larvas dos mosquitos. No entanto, para que isso aconteça é necessária a colaboração dos proprietários e responsáveis pelos imóveis. “A eficiência do combate à dengue fica comprometida sem o apoio dos moradores. Além disso, algumas atitudes simples são essenciais para acabar com o mosquito”, revela Haroldo de Souza Martins, chefe do departamento municipal de Vigilância em Saúde.
E com os arrastões promovidos nos bairros da cidade, a Prefeitura tem orientado a população e fiscalizado terrenos baldios, buscando eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. “Apesar disso, pedimos a colaboração dos moradores para o combate à doença”, completa Martins, informando que até agora o município já notificou 29 imóveis, por conta da presença de larvas do mosquito.
É importante colaborar
Confira algumas pequenas ações que podem afastar o mosquito da dengue da sua casa:
   §  Mantenha quintais limpos, descartando garrafas vazias, pneus velhos e demais recipientes que possam armazenar água ou mantê-los devidamente protegidos com tampas;
   §  Mantenha caixas d'água devidamente tampadas;
   §  Coloque areia em vasos e pratos de plantas;
   §  Cubra piscinas vazias com lona;
   §  Mantenha a limpeza de calhas (o ideal seria limpar três vezes ao ano);
   §  Mantenha vasos sanitários tampados;
   §  Evite jogar lixo na rua, pois eles podem entupir bueiros e contribuir para a proliferação do mosquito;
   §  Deposite alvejante em ralos externos e internos.
Fonte: CRN Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário